Os painéis de madeira são entregues diretamente em obra nas dimensões e formas definidas em projeto. Com o planeamento adequado, a sua chegada à obra é coordenada com a equipa de montagem, possibilitando de imediato a montagem da estrutura e a aplicação do CLT em obra. A facilidade, a rapidez e a eficácia da montagem da estrutura decorrem das grandes dimensões dos painéis (até 16,5m de comprimento; 2,95m de largura e 0,50m de espessura).
O CLT é um material que conjuga vantagens relacionadas com o processo de construção do edifício, com vantagens relacionadas com a própria conceção do projeto.
Primeiro, o sistema construtivo reduz o tempo de construção e aumenta a segurança em obra, o que resulta numa consequente diminuição de custos.
Segundo, a produção dos elementos em fábrica, permitida pelo reduzido peso dos materiais, torna o processo de construção simples, rápido e silencioso, sendo possível construir o edifício apenas com o auxílio de uma grua, um plano de montagem e mão-de-obra especializada em carpintaria. Os painéis chegam à obra prontos a aplicar, ou seja, já “rasgados”, conforme especificado no projeto, o que diminuiu substancialmente os resíduos em obra.
A montagem simples de paredes e lajes por encaixe reduz o número de possíveis fontes de erros durante a montagem, e como essa é feita praticamente a “seco” permite, quase que em simultâneo, a instalação de outros sistemas técnicos e a aplicação de revestimentos interiores e exteriores.
Este material apresenta grandes vantagens na fase de construção. Além de exigir uma área mínima de estaleiro, necessita de equipamentos pouco ruidosos, de pouca produção de pó, minimizando o impacto negativo da construção, perante as comunidades envolventes e facilitando a aplicação do CLT em obra.