Desenvolver hábitos saudáveis em momentos de cansaço

Hábitos saudáveis em momentos de cansaço

Criar hábitos saudáveis numa altura em que tudo corre bem, é difícil, mas criar novos hábitos em momentos de cansaço é ainda mais complicado.

Então, o que fazer quando sente que precisa de melhorar os seus hábitos, de modo a refrescar a sua vida, mas ao mesmo tempo luta contra a falta de motivação e vontade para dar o primeiro passo?

A chave para conseguir seguir em frente é difícil e parece ser mais eficaz a longo prazo através de uma abordagem mais suave e global.

Se se sente demasiado cansado, e ansioso, por uma mudança, aqui está o caminho para desenvolver hábitos mais sustentáveis.

Comece por dormir

Se está muito cansado, então a chave para uma maior produtividade não é tentar trabalhar mais, mas sim menos. Assim que, começar a dormir melhor, o seu corpo vai conseguir suportar os desafios diários.

Há uma ordem muito especifica, para trabalhar o sono, quando se está exausto. Comece por começar a dormir mais cedo tendo em conta as horas de descanso que precisa para se sentir bem. Se precisa de dormir oito horas e tem de se levantar às 7h00 da manhã, então deve parar tudo às 11h00. Programe o despertador para 45 minutos antes da hora de ir para a cama, pois assim começa a preparar tudo para se deitar à hora certa.

Mal comece a habituar-se a ir cedo para a cama, então pode começar a trabalhar na sua rotina antes de se deitar, só deste modo vai conseguir adormecer. Tente estratégias diferentes, como por exemplo, não ter nenhum aparelho eletrónico perto da cama, não ver nada que o deixe desperto, ou simplesmente diminuir as luzes.

O passo seguinte para melhorar a sua qualidade de sono, é tentar acordar sempre à mesma hora. Muitas pessoas definem este como o primeiro passo, mas de facto deve ser algo que acontece tardiamente.

Pense na alimentação

Assim que, comece a dar a si próprio tempo de descanso suficiente, terá a capacidade de trabalhar noutras áreas. O modo mais eficaz de obter mais energia é repensar naquilo que comemos.

Um hábito mais eficaz é começar a beber mais água. Uma maior ingestão de água melhora os níveis de energia, ajuda na concentração e reduz a fatiga e ansiedade. Crie o hábito de ter uma garrafa de água ou um copo com água sempre consigo. Se for difícil estar sempre a encher o copo, então o melhor é ter uma garrafa de água, pois assim só tem de encher a garrafa uma vez por dia.

Depois pense se está a alimentar-se bem. Quando se está a trabalhar neste novo hábito, pode haver a necessidade de criar um lembrete no telefone, ou então deixar uma barrinha de cereais visível. Dar prioridade a uma boa alimentação permite-lhe ter mais energia no final do dia e sentir-se muito menos cansado.

Mexa-se

Assim que o sono e a alimentação estiverem em ordem, então pode começar a pensar em incluir algum exercício físico. Em última instância, o exercício fornece-nos mais energia ao longo do dia em vez de nos deixar desgastados. Acresce ainda que melhora o humor, a qualidade do sono e a concentração. Algumas pessoas com transtorno por défice de atenção e hiperatividade consideram que o exercício é um dos elementos-chave na concentração que necessitam ao longo do dia.

Se fizer cerca de 25 minutos de exercícios cardiovasculares, pelo menos três vezes por semana, consegue melhorar a sua saúde geral. É recomendado definir rigorosamente quando e onde vai realizar o exercício, por exemplo “Vou fazer exercício às segundas, quartas e sextas das 7h00 às 7h30, no ginásio.” Se por acaso tiver problemas de motivação, procure apoio, vá com amigos, vá a uma aula de grupo, ou contrate um treinador. Quando está cansado, pode encontrar energia junto de outras pessoas.

Se a atividade que escolheu parece muito intensa para começar, então comece por algo mais simples como alongamentos ou uma caminhada. Transforme o exercício em algo diário para integrar o hábito na sua rotina.

Escolha um novo hábito

Assim que, integrar os hábitos saudáveis na sua rotina de modo a diminuir o grau de exaustão que sente, então pode escolher um novo hábito para a sua vida. Ao melhorar a sua qualidade de sono, a sua alimentação e exercício físico, vai sentir-se com mais energia e com mais capacidade para mudanças.

Para reduzir a possibilidade de derrota, é aconselhado escolher uma coisa de cada vez. Por exemplo, pode optar por se concentrar em chegar a horas, planear a sua semana, interromper alguns projetos, atualizar o seu email, ou qualquer outro hábito que gostaria de dominar. Depois concentre-se numa mudança gradual. Por exemplo, com o passar do tempo, pode escolher um tipo de reuniões, nas quais procura chegar uns minutos mais cedo, e depois alargar esta medida a outras áreas da sua vida, quer pessoal, quer profissional.

A chave para a mudança, mesmo quando estamos exaustos, é andar devagar e firmemente: seguir em frente sem muita pressão sobre si próprio. Não vai ser capaz de mudar todos os seus hábitos num dia, mas com o tempo, consegue desenvolver novos hábitos que o vão ajudar a ganhar energia, evitar a fadiga e criar o momento certo para o crescimento e desenvolvimento.

Texto adaptado do artigo da autoria de Elizabeth Grace Saunders.

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Gostou do nosso blog? Partilhe com os seus contactos!

RSS
Follow by Email