A criatividade está presente na vida de qualquer pessoa. Seja no trabalho, para fazer o seu filho dormir ou no roteiro de uma viagem, todas as tarefas do dia a dia precisam de uma certa dose de criatividade para terem mais eficiência e alcançarem os resultados esperados.
Essa capacidade tem sido crucial para o bom funcionamento dos processos em todo o mundo, para o progresso tecnológico, para podermos ter uma melhor qualidade de vida e continuarmos a evoluir constantemente.
Por esses e outros motivos, a criatividade, junto à inovação, tem sido uma das habilidades e características mais valorizadas pelas empresas.
O que é a criatividade?
Mas afinal, o que é a criatividade? É a capacidade do ser humano de criar e/ou produzir algo inédito e original, com um objetivo em mente. Ela é proveniente da procura por uma solução inovadora. Nesse sentido, uma pessoa criativa é aquela que, além de se importar com o interesse do próximo, também é curiosa e não pensa apenas de forma convencional.
Contudo, nem sempre colocar a criatividade em prática é uma tarefa fácil. É necessário que se encontre uma atividade que desperte a curiosidade, para que assim, tudo surja e flua com mais facilidade.
Por isso a importância do processo criativo, onde o indivíduo planeia as suas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, constrói um produto/ideia que tenha algum valor, tanto para ele, como para a sociedade.
Entenda o conceito de processo criativo e a sua importância
Quando falamos em criatividade, todos pensam que se trata de algo que surge facilmente para determinadas pessoas, que acabam por ser vistas como mais criativas e mais solucionadoras de problemas.
Isso pode até ser verdade, no entanto, até mesmo estas pessoas, com a sua criatividade mais aflorada, realizam alguns processos, que os ajudam a deixar as ideias cada vez mais frescas na sua mente e assim encontrarem soluções verdadeiramente criativas para lidar com as situações mais desafiadoras do dia a dia.
Ações que resultam no processo criativo
Existem três ações que ao serem colocadas em prática, resultam no processo criativo:
Atenção: refere-se ao momento em que a pessoa vê um problema ou uma oportunidade;
Fuga: o indivíduo deixa de pensar apenas na realidade presente e abre a mente para novas conexões;
Movimento: a pessoa explora a sua imaginação, gera novas ideias e faz conexões inéditas.
Tendo maior consciência sobre isto, a probabilidade de desenvolver um processo criativo, que verdadeiramente o ajude a despertar a sua criatividade, aumentam de forma significativa, já que, ao deparar-se com um problema, irá colocar em prática uma destas ações e terá maior probabilidade de encontrar uma solução criativa, com muito mais rapidez.
Como estimular a criatividade através do processo criativo
O processo criativo dá-se através da prática de hábitos diários, que nos ajudam a estimular a nossa criatividade, tornando-nos cada vez mais inovadores e vencedores de obstáculos e desafios.
Mas que de forma pode trabalhar a criatividade na sua mente?
Leia mais e leia de tudo: a leitura é algo capaz de expandir os nossos horizontes, uma vez que nos apresentam sempre novas realidades. Neste sentido, ler mais e ler de tudo, ou seja, livros, jornais, revistas, artigos na internet, entre diversos outros materiais, ajudará no despertar da sua criatividade;
Faça algo novo todos os dias: nem que seja um novo caminho para o trabalho, ver programas e vídeos que nunca viu, realizar atividades que sempre teve vontade, mas nunca teve coragem, enfim, independentemente da ação, o importante é que invista na realização de algo novo diariamente, pois assim a sua mente trabalhará sempre com novas realidades e encontrará cada vez mais soluções criativas para os desafios que surgirem;
Realize brainstorms: atividade individual ou em grupo para explorar, por pensamentos e experiências, o maior número de ideias possíveis;
Vá a centros criativos: onde pessoas com interesses e objetivos em comum trocam ideias e trabalham juntas;
Frequente ambientes culturais: locais onde possa estimular a curiosidade e adquirir conhecimentos;
Ter vontade de fazer algo inédito: o processo criativo baseia-se em sair do comum, do que é convencional, sendo assim, deve “pensar fora da caixa” e não se contentar com as primeiras respostas ou soluções que surgirem.
Benefícios do processo criativo
O processo criativo traz benefícios como:
- Inspira tendências;
- Gera soluções e inovações;
- Resolve problemas;
- Estimula a coragem e a ousadia;
- Promove diferencial competitivo;
- Facilita a comunicação;
- Favorece o crescimento pessoal e profissional;
- Fomenta a diversidade;
- Supera limites;
- Contribui para a construção de uma sociedade e de um mundo cada vez melhor.
Através de fatores como curiosidade, emoção, vontade de inovar, imaginação e movimento, todo o ser humano pode exercer a criatividade e assim, oferecer soluções, ideias, produtos e serviços, que contribuam, não só para o crescimento individual, como também da sociedade.
Texto adaptado do artigo da autoria do IBS.