O empreendedorismo feminino em Portugal

Mulheres empreendedoras em Portugal

Quantas empreendedoras mulheres conhece? Quantas líderes conhece? A resposta pode não ser a mais positiva, afinal, o cenário ainda é majoritariamente masculino.

Mas aos poucos caminhamos para um ambiente equilibrado entre homens e mulheres no “comando”, orientado e empreendendo um pouco por todos os setores.

Seria possível escrever-se diversos conteúdos sobre o machismo e os obstáculos que as mulheres enfrentam diariamente no mercado de trabalho e no mundo dos negócios, mas o intuito não é esse.

O foco hoje não é esse.

Neste dia é também importante dar a conhecer o cenário atual do empreendedorismo feminino – ainda em construção – que tem feito brilhar muitas mulheres, dado espaço a outras e criado uma legião de mulheres parceiras, sonhadoras e empreendedoras.

Portugal foi eleito o 6º melhor país para mulheres empreendedoras, ficando atrás apenas de países como (na ordem): Nova Zelândia, Suécia, Canadá, Estados Unidos e Singapura (este estudo analisou 57 países).

O estudo teve como base as melhores oportunidades e o apoio oferecido pelo país, além de também concluir que as mulheres empreendedoras tendem a prosperar mais economicamente nos seus negócios.

Outra boa notícia é que o Portugal lidera o ranking de países com o empreendedorismo feminino em ascensão na região euro-mediterrânica, com um total de 37,2%, seguido da Croácia, com um total de 31,5%.

Além disso, Portugal ganha destaque por ter mais de 37% de lugares no Parlamento ocupado por mulheres.

E quando falamos em empreendedorismo feminino em Portugal, destaca-se também o facto de não serem apenas as mulheres nativas a prosperar, dados do ACM (Alto Comissariado para as Migrações) aponta que cerca de 75% dos projetos apresentados por brasileiros eram liderados por mulheres.

Todo este avanço e as portas abertas que vemos hoje são reflexo de um comportamento que vem mudando nos últimos anos.

O mundo tem mudado cada vez mais, e com isso, temos cada vez mais exemplos de mulheres que conciliam as suas vidas particulares – casamento, maternidade, família – com um emprego e uma carreira brilhante.

Na política, na literatura, na economia, no desporto, na liderança e, agora também no empreendedorismo, vemos que a presença feminina em Portugal é cada vez mais forte.

Não há dúvida que o caminho a percorrer ainda é longo, mas quanto mais este tema for conversado e passado para as próximas gerações, mais será conquistado pelas mulheres portuguesas e não só, seja no mercado de trabalho ou em qualquer área onde as mulheres queiram estar.

Texto adaptado do artigo da autoria da AtlanticHub. 

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Gostou do nosso blog? Partilhe com os seus contactos!

RSS
Follow by Email