Os primeiros minutos de uma entrevista de emprego podem ter um impacto decisivo sobre o seu desenvolvimento e desfecho.
1. Lembre-se que a entrevista começa assim que sai de casa
A entrevista começa muito antes de apertar a mão ao entrevistador. Nunca sabe com quem se poderá deparar ao sair do autocarro ou do comboio, ou ao entrar no prédio da empresa, porque o seu entrevistador pode estar em qualquer lado. Portanto, certifique-se de projetar um ar amigável, confiante e profissional desde que sai de casa.
2. Trate a todos os que conhecer como se fossem o seu entrevistador
Certifique-se de ser educado e amigável com todos os que encontrar no processo da entrevista. Desde cumprimentar a recepcionista, as pessoas com quem poderá dividir o elevador… Todos são pontos de contacto com o seu futuro empregador e os colegas de trabalho geralmente compartilham as suas impressões sobre os candidatos.
3. Crie uma forte primeira impressão
As primeiras impressões contam e a comunicação não-verbal é ainda mais importante do que a verbal. Por isso, nesses primeiros minutos, tudo se resume a sorrir com confiança, apertar a mão com firmeza, fazer contacto visual e mostrar que está feliz por estar lá a concorrer ao emprego. Projete uma atitude de energia, entusiasmo e interesse.
4. Esteja pronto para conversar
Como parte da preparação para a entrevista, é boa ideia pensar com antecedência em alguns tópicos para a conversa mais casual que possa surgir. A chave é criar tópicos nos quais haja um interesse comum, para que possa fazer e responder a perguntas mais facilmente.
Por exemplo, se vir uma fotografia da família do seu entrevistador, talvez possa perguntar algo sobre eles. Ou se for um aficionado por desporto e conseguir perceber que o seu entrevistador também o é, esse também poderá ser um bom tópico.
Pense, também, sobre temas atuais. Por exemplo, o seu potencial empregador apareceu recentemente em alguma notícia? Ou questione sobre o impacto de um desenvolvimento recente da sociedade na empresa. Em qualquer um dos casos, certifique-se de ter uma ideia interessante para contribuir.
5. Foque-se, desde início, na sua mensagem
Os políticos formados para lidar directamente com os meios de comunicação social são sempre aconselhados a ter no máximo três mensagens-chave para transmitir, nas quais devem basear o seu discurso, repetindo-as ao longo de qualquer entrevista.
Da mesma forma, é uma boa ideia ter dois ou três pontos-chave que deseje destacar sobre o que tem a oferecer e o que procura.
Por exemplo: “Estou pronto para o desafio de gerir uma equipa”; “Combino experiência e conhecimento técnico”; “No meu percurso profissional, desenvolvi um amplo conjunto de aptidões de marketing digital”.
Estes são os três pontos-chave que deseja que o entrevistador não esqueça sobre si. Portanto, tente trabalhá-los naturalmente, e sempre que puder, mesmo nos primeiros minutos!
Texto adaptado do artigo da autoria de Robert Walters da página Robert Walters.