O que é o work-life-balance e como pode alcançá-lo?

Conciliar as responsabilidades do dia-a-dia do trabalho, com as tarefas domésticas e os relacionamentos com familiares e amigos, é uma parte fundamental no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Todos conhecemos a sensação de quando as tarefas no nosso trabalho se acumulam e dominam os nossos dias e os nossos pensamentos. 

Da mesma forma que também conhecemos a vivência de problemas e a sensação de sonhos e desejos não realizados do outro lado da balança.

Lentamente, somos arrastados para um sentimento de descontentamento e stress. 

Mas como podemos gerir o nosso tempo e energia de forma a minimizar esses sentimentos?

work-life-balance é um termo utilizado para descrever uma compensação. Um equilíbrio entre o tempo gasto em projetos de trabalho versus o tempo gasto com a família, com os amigos e com interesses pessoais.

Mas quais os benefícios de ter equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional?

Menos problemas de saúde

De acordo com a Mayo Clinic, o excesso de trabalho pode trazer várias consequências para as pessoas. Essas consequências podem incluir:

• Fadiga. Isso afeta negativamente o foco e a produtividade, levando a que mais erros sejam cometidos.

• Saúde debilitada. Isto é resultado do stresse e da negligência de hábitos saudáveis. O stresse pode afetar a sua saúde e aumentar a possibilidade do uso indevido de substâncias.

• Impactos negativos nos relacionamentos. Isto deve-se ao desinteresse e cansaço. Isto destrói os seus relacionamentos e a sua vida social.  

Para além disso, as pessoas que trabalham mais de três a quatro horas extra têm um risco 60% maior de problemas cardíacos em comparação com aquelas que não fazem horas extra.

Menos burnouts

Burnout é uma forma de exaustão mental, sendo um sinal de que a sua saúde no trabalho e na vida pessoal não é a ideal. Quando o seu trabalho e a sua vida pessoal se equilibram em harmonia, o esgotamento não é tão comum. 

Mais atenção

Mindfulness é a capacidade de manter a sua consciência e de se focar no que está a fazer num determinado momento. No entanto, alcançar a atenção plena é difícil, especialmente se estiver distraído com outras obrigações e preocupações.

7 dicas para melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

1. Aprenda a dizer “não”

Aprender a dizer não pode ser uma das soft skills mais difíceis para qualquer pessoa aprender e colocar em prática. Mas é uma parte importante para estabelecer limites.

Para começar, deve avaliar o seu dia-a-dia e aprender a articular e a priorizar o que tem em mãos para fazer. Uma ótima ferramenta para este exercício é a Matriz de Eisenhower

Dizer “não” a coisas menos prioritárias liberta tempo e energia para que possa dizer “sim” e atender a outras coisas realmente importantes.

2. Faça pausas

Uma pequena pausa de 30 segundos pode:

• Melhorar a concentração

• Reduzir o stresse

• Tornar o trabalho mais agradável

Robert Pozen, Professor no MIT, recomenda fazer uma pausa de 15 minutos a cada 75-90. Isso irá permitir ao cérebro consolidar e reter tudo o que aprendeu.

3. Use o seu horário de almoço

Aproveite o seu horário de almoço para comer e saborear com calma a sua refeição. Pode também aproveitar para fazer meditações curtas ou exercícios respiratórios que ajudem a controlar o stress

4. Priorize a sua saúde

Reconhecer a importância de manter a sua saúde física e o seu bem-estar emocional é o primeiro passo para torná-lo numa prioridade na sua vida.

5. Defina e comunique os seus limites

Defina e comunique o seu horário de trabalho aos seus colegas e clientes para que possa realmente “desligar”. Considere criar um sistema para que só entrem em contacto consigo em caso de verdadeira emergência para poder descansar ciente de que não está a perder nada importante.

6. Crie momentos em família

Reserve algum tempo para se dedicar inteiramente à sua família, e para que isso funcione, todos na sua família precisam de fazer desse momento uma prioridade. 

7. Peça ajuda

Profissionais de alto desempenho geralmente assumem tudo sozinhos, e não se permitem a pedir ajuda para “não incomodar”.

Em vez disso, considere que pedir ajuda dá a outras pessoas o dom de doar – e de fazer parte de um sistema de solução e de suporte.

Faça do work-life-balance uma prioridade!

Criar um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é um processo difícil e contínuo e estará constantemente a aprender e a se adaptar à medida que os seus interesses e circunstâncias de vida mudam. 

Texto adaptado do artigo da autoria de Judy Wolf, MS, PCC, do blog Better Up de Novembro de 2021. 

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